Left_Blue_Eye

De acordo com um estudo publicado em 2008, todos aqueles que possuem olhos azuis têm o mesmo ancestral de 7 mil anos atrás, que nasceu em alguma parte da região do Mar Negro e com esse mutação.

Segundo o Professor Hans Eiberg, do departamento de Medicina celular e molecular da Universidade de Copenhague, “Uma mutação genética afetando o gene OCA2 em nossos cromossomos resultou na criação de uma ‘chave’, que pode literalmente desligar a capacidade de produzir olhos castanhos”.

O gene OCA2 é programado para produzir melaninca, que é responsável pela cor do cabelo e da pele, assim como a dos olhos. A tal “chave” é localizada próxima ao gene OCA2 e, na verdade, apenas inibe a produção de melanina em uma pequena extensão, o que resulta em olhos azuis ao invés de uma área completamente sem melanina.

Com maior atenção, podemos entender o porquê do processo do surgimento de olhos azuis deriva de apenas um ancestral. Uma vez que a cor dos olhos provém de uma mudança específica na melanina, ela é considerada como uma marca, uma mudança singular e proveniente de um único ancestral. Em indivíduos com olhos verdes ou castanhos, a variação da cor são mais aleatórias e não conseguem ser identificadas em uma única ocorrência, como no caso dos olhos azuis.

(Via The mind unleashed)

  • Ambiente, Animais e Plantas
  • Cérebro, Biologia e Saúde
  • Computadores e Tecnologia
  • Física e Espaço
  • Você Sabia?