pig

A relação entre a música e nossos sentimentos é quase que intercambiável.

Canções como a “Cantina Band” de Star Wars, que nos animam, ou o tema de “Psicose”, que nos deixa tensos, podem ser uma evidência dessa relação.

Mas o que aconteceria se nunca tivéssemos tido contato com a cultura ocidental? Essas músicas continuariam tendo o mesmo efeito sobre nós?

Cientistas da McGill University e da University of Montreal tiveram uma rara oportunidade para tentar responder essa questão. Seus resultados, publicados recentemente na revista “Fronteiras da Psicologia”, sugerem que a música não é tão universal quanto imaginávamos.

O estudo foi realizado no República Democrática do Congo, com um grupo de Pigmeus. Os Pigmeus Mbenzele não tem eletricidade, rádio ou celulares. Muitos nunca tiveram contato com uma nota sequer de música clássica ou pop.

Foram tocados 11 trechos de músicas ocidentais para 40 Pigmeus. Algumas canções, como “Cantina”, causam uma reação positiva para pessoas do ocidente. Outras, como o tema do filme “Psicose” ou “Tristão e Isolda” de Richard Wagner, causam sentimentos de tristeza e tensão.

Mas esse não é o caso com os Pigmeus.

A percepção de pontos emotivos das músicas, nos quais os ocidentais se baseam, não tem o mesmo significado para os Pigmeus. Eles não ouvem as estridentes notas do tema de “Psicose” como algo estressante ou os acordes menores de Wagner como algo triste.

 

pig2

“A resposta deles ficou espalhada no espectro de emoções”, diz o neurocientista Stephen McAdams. “A idéia de que a música é uma linguagem universal, bem, eu não acredito nela. Alguns aspectos da resposta emocional são muito específicos para determinada cultura”.

Além disso, a própria idéia de música é diferente para os Pigmeus. Eles simplesmente não possuem músicas tristes. Enquanto no ocidente a tristeza é procurada ou mesmo intensificada por uma canção triste, os Pigmeus tem na música um remédio contra maus sentimentos. Mesmo as músicas tocadas em seus funerais trazem bons sentimentos.

Sua relação com a música é influenciada pela relação que eles tem com a própria natureza e as atividades do dia. A música não é usada para expressar sentimentos, mas sim para acompanhar suas atividades diárias, como caça, pesca e colheita, que devem ser realizadas com bom astral para manter suas próprias relações com a natureza positivas.

(Via npr.org)

  • Ambiente, Animais e Plantas
  • Cérebro, Biologia e Saúde
  • Computadores e Tecnologia
  • Física e Espaço
  • Você Sabia?