papelHumanos são 50% bananas, folhas de papel que podem chegar até a Lua e Florestas amazônicas dentro de nossos umbigos. Essas “baboseiras” são mais verdade do que você imagina.

1. Uma em cada dez fotografias tiradas pela humanidade foi tirada nos últimos 12 meses. É estimado que só no ano de 2014 os seres humanos tiraram cerca de 880 bilhões de fotos – em sua maioria selfies. (lightbox.time.com)

2. A Antártida é o maior deserto do mundo. Ela pode não parecer como um, mas recebendo precipitações de apenas 5 cm anuais, a Antártida com certeza se encaixa na categoria dos desertos. O Saara, como comparação, recebe cerca de 10 cm chuvas anuais. (geography.about.com)

genghis3. Uma em cada 200 pessoas vivas hoje é descendente de Genghis Khan. Como governante de um dos maiores impérios que já existiu na face da terra, Genghis Khan com certeza realizou um sério esforço para passar seus genes adiante. (nationalgeographic.com)

4. Mapeamos melhor a superfície de Marte do que o chão oceânico da Terra. Cerca de 72% do nosso planeta é coberto com água. Até agora atingimos apenas a pequena parcela de 5% de exploração de toda essa enorme área. (nasa.gov)

sinapses do cérebro5. Existem mais conexões nervosas no seu cérebro do que estrelas na nossa galáxia. O número médio de sinapses no cérebro humano é da ordem de trilhões. Para ser exato, 0,15 quadrilhões. Comparando com as 100 bilhões de estrelas da Via Láctea, esta luta de números não chega nem a ser justa. (theastronomist.fieldofscience.com)

6. A população de formigas do mundo todo tem o mesmo peso da população total de seres humanos. O número de formigas do mundo supera o número de humanos na proporção de 1 milhão para um. Da enorme vantagem numérica surge a igualdade de peso. (pbs.org)

gif morango crescendo7. A internet tem o peso de um morango. A enorme quantidade de dados e informação da internet é composta por basicamente por elétrons, partículas subatômicas de peso ínfimo. Calcula-se que a soma desses pesos totalize cerca de 50 gramas. (nerdshumor.com)

8. Calculadoras de bolso tem poder de processamento do que os computadores que levaram homens à Lua em 1969. E não é só isso. Um iPhone 5 tem 240 mil vezes mais memória do que uma Sonda Espacial Voyager. (computerweekly.com)

homem banana hora da aventura9. Seres humanos tem 50% de seu DNA igual ao das bananas. E também 95% dele igual ao dos chimpanzés. Há muito tempo atrás, as espécies emergiram de uma mesma árvore familiar, a chamada “árvore da vida”, e é por isso que todas elas partilham das mesmas características genéticas. (nhm.ac.uk)

10. Todos os dias são enviados para o YouTube videos com duração total de tempo de 16 anos. Isso representa 6 milhões de horas de videos a cada mês, e esses números só tendem a aumentar. (youtube.com)

grãos de areia11. Existem mais estrelas no universo que grãos de areia nas praias da Terra. Existem cerca de 10 sextilhões de estrelas no universo, isto é, um 1 seguido de 22 zeros. Já nas nossas praias, as estimativas mais otimistas são de “apenas” 5 sextilhões de grãos. (universetoday.com)

12. O olho humano é tão sensível que, se a terra fosse plana, poderíamos enxergar uma vela no escuro a 20 quilômetros dela. O objeto mais distante visível a olho nu é a Galáxia de Andrômeda, localizada a 2.8 milhões de anos luz da Terra. (livescience.com)

papel dobrado 42 vezes13. Se você fosse capaz de dobrar um pedaço de papel ao meio 42 vezes ele teria grossura suficiente para chegar até a Lua. Sempre que você dobra ao meio um papel sua grossura cresce exponencialmente. Uma folha dobrada 20 vezes ao meio já teria grossura de cerca de 10 quilômetros. (scienceblogs.com)

14. Existe um ecossistema de proporções amazônicas no seu umbigo. Pesquisadores descobriram que vivendo dentro deste pequeno buraco na sua barriga existe um ecossistema de aproximadamente 2 368 espécies de bactérias, sendo 1 458 delas ainda novas para a ciência. (nationalgeographic.com)

paradoxo do aniversário15. Se você reunir 57 pessoas, existe 99% de probabilidade que duas delas façam aniversário exatamente no mesmo dia. Trata-se do chamado “Paradoxo do Aniversário” e que de paradoxo só tem o nome. (wikipedia)

  • Ambiente, Animais e Plantas
  • Cérebro, Biologia e Saúde
  • Computadores e Tecnologia
  • Física e Espaço
  • Você Sabia?