06183532351823

Para entender o que aconteceria com um humano que fosse colocado em um microondas, precisamos entender o que é o “Efeito pelicular” (Skin Effect) e sobre como, de fato, as coisas são aquecidas pelo aparelho.

Efeito pelicular

O efeito pelicular é um efeito que se caracteriza pela repulsão entre linhas de corrente eletromagnética, criando a tendência desta fluir na superfície do condutor elétrico. Este efeito é proporcional à intensidade de corrente e aumenta com a raiz quadrada da frequência, com a permeabilidade magnética e com a condutividade elétrica do condutor. E ocorre apenas em condutores submetidos à corrente alternada. Em baixas frequências, como 50-60hz, o efeito não é muito relevante.

Como o microondas esquenta os alimentos?

O microondas cria ondas eletromagnéticas que fazem com que as moléculas de água – em estado líquido – vibrem. As porções úmidas dos alimentos irão aquecer-se e o calor se espalha através da água muito bem. Quanto mais úmido o alimento, mais equilibrado será o seu aquecimento.

Se você pegar um alimento que não seja lá muito úmido, mas que ainda é um condutor razoável, o efeito pelicular ficará mais claro, como é o caso com pedaços de carne, que ficam aquecidos na superfície, mas continuam gelados por dentro.

Colocando um humano no microondas

Provavelmente não seria uma boa experiência, mas é muito provável que os órgãos internos não seriam cozidos. A maior parte dos danos seria superficial. Os olhos certamente sofreriam bastante, pois são das partes mais úmidas e estão na superfície do corpo.

Como dissemos, em menores frequências o efeito pelicular é menor. O que significa que microondas com menores frequências consegue aquecer melhor o interior de alimentos ou de humanos. Como a relação do efeito é com a raiz quadrada da frequência, um aparelho com 900 MHz possui um efeito três vezes mais concentrado na superfície que um com 100 MHz.

Considerando que a frequência dos aparelhos microondas de restaurantes gira em torno de 900 MHz e os domésticos ficam em 2.45 GHz, um chef tem chances bem maiores de cozinhar um humano de forma uniforme, enquanto em casa só conseguiríamos danos superficiais.

 

 

  • Ambiente, Animais e Plantas
  • Cérebro, Biologia e Saúde
  • Computadores e Tecnologia
  • Física e Espaço
  • Você Sabia?