mars

Cientistas na NASA analisaram as marcas d’água na atmosfera de Marte e concluíram que o planeta já teve um oceano primitivo maior que o nosso oceano Atlântico.

Os questionamentos sobre a presença de água em Marte mudaram de “existia mesmo?” para “o quanto de água existiu?”. De acordo com a última pesquisa da NASA, a resposta seria: muito.

Após conduzir um estudo de superfício na atmosfera do planeta vermelho, o time liderado por Geronimo Villanueva do NASA Goddard Space Flight Center determinou que não apenas Marte já possioi um oceano maior que o Atlântico, mas também quanto dessa água foi perdida.

“Nosso estudo fornece uma estimativa sólida de quanta água Marte há teve, ao determinar quanto dessa água foi perdida para o espaço”, disse Villanueva. “Com esse trabalho, podemos entender melhor a história da água em Marte”.

O volume deste oceano, que existiu há 4,3 bilhões de anos atrás, teria tido no mínimo 20 milhões de quilômetros cúbicos, enquanto o Atlântico possui apenas 18. Essa quantidade seria suficiente para cobrir toda a superfície do planeta com 137 metros de profundidade, mas o mais provável é que ela tenha se concentrando no noroeste da superfície, uma região de planices e que ocupa 19% da superfície total de Marte, alcançando profundidades de 16 km.

A equipe analisou dois tipos de água no planeta, a H2O e a “água pesada”, HDO, que contém um isótopo de hidrogênio. Então foi comparada a proporção entre as duas em um meteorito de Marte com 4,5 bilhões de anos e sua superfície atual.

Isso possibilitou mapear as mudanças que se deram em Marte em relação ao meteorito que se desprendeu há tanto tempo. O que levou a conclusão que Marte perdeu 87% da sua água.

“Com Marte tendo perdido toda essa água, o planeta foi muito provavelmente habitável por um período muito maior do que nós pensávamos”, conclui o co-autor do estudo, Michael Mumma.

A NASA produziu um vídeo sobre esse estudo:

  • Ambiente, Animais e Plantas
  • Cérebro, Biologia e Saúde
  • Computadores e Tecnologia
  • Física e Espaço
  • Você Sabia?