imagem

Les Baugh, que perdeu seus braços em um acidente há 40 anos, tornou-se o primeiro homem no mundo a controlar simultaneamente dois braços robóticos.

Os braços em questão foram desenvolvidos pelo Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins. Porém, antes do uso, o receptor dos braços precisa passar por uma pequena cirurgia.  

“É um procedimento ccirúrgiconovo e que reorganiza os nervos que uma vez já controlaram o braço e a mão”, explica o cirurgião da Johns Hopkins, Albert Chi, MD. “Ao reorganizar os nervos existentes, nós podemos possibilitar que pessoas que perderam os braços até os ombros possam controlar suas próteses através do simples pensamento da ação que querem executar”.

Les Baugh teve também que ser treinado antes. Passou por um treino com o sistema que reconhece os padrões dos sinais enviados pelos seus nervos e faz a conexão destes com cada músculo do braço robótico. Depois, ainda passou por um treino com próteses virtuais controladas já pelos seus pensamentos.

Baugh realizou uma tarefa simples no laboratório: pegar um copo em uma prateleira e colocá-lo na parte de cima do móvel. Atividade simples que, porém, exige a coordenação de oito movimentos separados. Você pode vê-lo realizar essa tarefa no vídeo abaixo aos 3:45.

O próximo passo é possibilitá-lo usar as próteses em casa para que se acostume e explore cada vez mais movimentos complexos.

 

  • Ambiente, Animais e Plantas
  • Cérebro, Biologia e Saúde
  • Computadores e Tecnologia
  • Física e Espaço
  • Você Sabia?