chuveiro

De acordo com o Dr. Joshua Zeichner, professor de dermatologia de um hospital Norte-Americano de Nova Iorque, a frequência com que tomamos banho e aquilo que chamamos de mau odor corporal inaceitável trata-se na verdade de “um ‘mero’ fenômeno social”. Segundo ele, a afirmação não é nova e muito menos desconhecida entre demais dermatologistas e historiadores do mundo todo. Trata-se de uma convenção normática social que ganhou força após a explosão da industrialização no mundo ocidental, acompanhada de suas fábricas e suas agressivas campanhas de marketing (principalmente partindo das indústrias de sabonetes, produtos de beleza e perfumes).

Deixando de lado a investigação histórica, já inclusive bem consolidada no livro “The Dirt on Clean: An Unsanitized History” (“A Sujeira da Limpeza: Uma História Não-Sanitizada” em tradução livre) da pesquisadora Katherine Ashenburg, vamos direto à afirmação mais importante deste artigo: Banho demais, na realidade, faz mais MAL do que BEM.

Zeicher, como uma espécie de porta-voz dos dermatologistas, é quem o afirma, ressaltando que especialmente os banhos em água quente podem secar e irritar sua pele, levar embora bactérias boas que existem naturalmente na pele humana, e por fim introduzir pequenas rachaduras que te deixam muito mais vulnerável à infecções e eczemas.

enrolando no banho

 

Então se você é maníaco por banhos ou sente que não consegue passar nem meio dia sem se sentir sujo, o doutor recomenda a limpeza a seco com sabonete líquido e toalhas úmidas das partes mais “críticas” do seu corpo. Dentre elas: o rosto, as axilas, a virilha e o meio das nádegas.

Outra coisa importante é trocar as roupas íntimas todos os dias. Na verdade, um estudo aponta que nos livramos de muito mais sujeira e óleo corporal nas nossas roupas e no ato regular de troca-las do que ao tomarmos banhos em si.

Por fim, o que todos querem de fato saber: Obviamente variando de acordo com o clima e a realização de atividades físicas pesadas, devemos abrir mão dos banhos diários e tomar banhos a cada DOIS ou TRÊS dias.

  • Ambiente, Animais e Plantas
  • Cérebro, Biologia e Saúde
  • Computadores e Tecnologia
  • Física e Espaço
  • Você Sabia?